Alan é mestre em Psicologia pela University of Derby (Inglaterra) e é formado em Economia e em Matemática, pela Cornell University (Estados Unidos). Trabalhou em Wall Street por muitos anos, e foi diretor e vice-presidente em grandes bancos, como Morgan Stanley, Lehman Brothers, Barclays e UBS.

Anos antes da sua carreira no mercado financeiro, com 16 anos, Alan foi morar na India onde iniciou sua prática de meditação. Aos 22, fundou uma das primeiras startups de Internet da América Latina, e uma ONG que empoderou centenas de outras ONGs no então novo mundo da Internet.

Aos 39 Alan deixou o mercado financeiro e passou a se dedicar a estudar e difundir o Mindfulness Funcional. Hoje ele atua como consultor, palestrante, escritor e professor. É membro da British Psychological Society e da Association for Contextual Behavioral Science.

Para quem quiser conhecer mais sobre a história de vida de Alan, segue abaixo uma entrevista em que ele conta da sua trajetória até antes da criação do Mindfulness Funcional. Esta entrevista é bastante antiga e está desatualizada com relação ao estado atual do MF (na entrevista o MF ainda era chamado de Interactive Mindfulness).